Campeonato Jauense de Futsal 1 Divisão-2 Rodada

sábado, 27 de março de 2010

[OFF]"Parabéns, Jaú!"

O esforço no sentido de inaugurar um câmpus da Universidade de São Paulo em Jaú revelou-se, enfim, uma notícia alvissareira para toda a cidade. Em cerimônia realizada na terça-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o governador José Serra anunciou a instalação da Estação Experimental de Agroenergia, uma extensão da Esalq (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) fora de Piracicaba.

Como qualquer boa nova em um município do porte do nosso, ela já se espalhou e está deixando animados jauenses e todos aqueles que torcem pelo bem da cidade. Não é para menos.
A vinda de um centro de estudos e pesquisas para a região contribuirá para o desenvolvimento de Jaú e das cidades próximas. No curto prazo, ajudará a gerar empregos e dará aos jovens mais uma opção de estudar em uma instituição de excelência. No longo prazo, vai contribuir com a geração de conhecimentos que poderão ser aplicados em diversas áreas de produção.

O trabalho desenvolvido na Esalq de Jaú será voltado para as pesquisas na área de bioenergia, relacionadas principalmente à cana-de-açúcar. Essa proposta surge justamente no momento em que a economia brasileira se destaca no cenário internacional pela tecnologia desenvolvida no campo das energias renováveis. A ideia é que o centro de estudos traga novas conquistas e colabore para assegurar a liderança brasileira em fontes alternativas de energia e agroenergia.

A articulação para a vinda da USP a Jaú vem se desenrolando há alguns anos. Tudo começou quando Roberto Pacheco de Almeida Prado, o Robertinho, parente da família de Sebastião Camargo, passou a conversar com representantes da Camargo Corrêa sobre a possibilidade de doação de parte dos 300 mil metros quadrados de terreno ocioso da extinta Companhia Jauense Industrial para abrigar a Universidade. A área, afinal, estava desocupada desde o início dos anos 90 e a boa qualidade das suas instalações viabilizariam um uso racional do espaço.

A ideia, também defendida neste primeiro momento pelo jornalista João Prado Pacheco, radicado na capital desde os anos 70, acabou chegando ao conhecimento de outras pessoas, que se interessaram em incentivá-la. Entre elas, o secretário de Agricultura do Estado, João Sampaio, seu chefe de gabinete, José Cassiano Gomes e Renata Camargo, uma das herdeiras de seu Sebastião. Na solenidade de doação da área, a própria Renata reconheceu a importância de sua ação, colocando que Jaú já teria vocação na saúde, por meio do Hospital Amaral Carvalho, no comércio por seu polo calçadista, e agora seguiria definitivamente em direção à sua vocação no setor educacional.

É importante enfatizar que a vinda da Esalq só está sendo possível também graças ao envolvimento não só das pessoas citadas, mas devido ao esforço de representantes públicos como o deputado José Paulo Tóffano, praticamente todos os vereadores e à indispensável participação da administração municipal, através do prefeito Osvaldo Franceschi Junior. Após um início de ano um tanto conturbado, o prefeito e seus colaboradores merecem ser reconhecidos pelo esforço e pela grande conquista que é de todos nós.

Em momentos como esse é possível refletir um pouco sobre o papel dos representantes da população junto às esferas de poder. Apesar de sempre haver alguém na situação e alguém na oposição, e os dois lados terem visões distintas, não se pode esquecer que ambos batalham pelo melhor para a cidade e para os cidadãos. E em projetos como o da Esalq Jaú não há dúvidas de que a aproximação e a parceria são o melhor caminho para se alcançar o sucesso tão esperado.

Quero, em nome de todos os representantes das duas administrações anteriores, registrar a nossa satisfação com o rumo que essa ideia tomou e reforçar que estamos, agora mais do que nunca, dispostos a colaborar para fazê-la crescer e prosperar.
Parabéns, Jaú!

Eduardo Campanhã,ex-secretário de Comunicação de Jaú.
INDEPENDENTEFUTSAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de Contato:

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco. Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.
Nome*: máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*: máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato): máximo de 100 caracteres
Mensagem*:
Criado por [ Tic@o ]
Seu contato é muito importante para nós! Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

Origem de nossos visitantes

Map IP Address
Powered byIP2Location.com