![]() |
Organizador do torneio, José de Arimateia posa na quadra do Taguaparque: dançarinas têm a responsabilidade de animar a torcida |
Fundador e organizador do torneio, o bancário aposentado José Arimateia, diz que preferiu diminuir o espaço dos camarotes para aumentar o espaço para o público. “Eu quero é o povão”, brinca. “Diminuimos os espaços das autoridades porque o nosso foco é mesmo o público que aprecia o esporte e a festa que vamos fazer.” No ano passado, 48 camarotes eram reservados para autoridades e convidados da organização. Na edição 2010/2011, este número caiu para 12. Assim, a estimativa é de que 150 mil pessoas passem pelo local durante os 15 dias do campeonato. No caso da abertura, da final e dos feriados oficiais, a expectativa é de que 20 mil pessoas compareçam em cada um dos dias.
As primeiras edições do torneio contavam apenas com jogadores amadores, amigos que aproveitavam o torneio e as festas de fim de ano para confraternizar. Apesar da grande estrutura, o espírito do evento não mudou. Mas não são apenas amadores que devem pisar na quadra do Arimateia. Times profissionais da cidade, como o Cresspom e o Peixe, já confirmaram presença. Alguns atletas famosos, como o centroavante Washington, atual campeão brasileiro pelo Fluminense, também são esperados. “Até jogadores de vôlei e de basquete devem aparecer. Essas presenças valorizam e mostram o reconhecimento do trabalho que fizemos até aqui”, afirma Arimateia.
O professor Edson da Silva, popularmente conhecido na história do torneio como tio Chico, é um dos maiores entusiastas da competição. “O Arimateia é a nossa Copa do Mundo”, compara. Além de ser o responsável técnico por quatro equipes de diferentes categorias, tio Chico confessa que não consegue largar as quadras e sempre participa como jogador. “Na verdade, eu não jogo. Eu dou o meu show, eu sou o showman”, ironiza ele.
Leão vira gatinho
Mesmo com a respeitável estrutura, o torneio Arimateia é, em sua essência, um campeonato de rua. O piso da quadra, por exemplo, é o mesmo asfalto das pistas, apenas pintado com as marcações das medidas de uma quadra de futsal. Se chover, por exemplo, a quadra vira um sabão. "Quando chove, leão vira gatinho. Com a quadra molhada, o peladeiro acaba até levando vantagem em relação ao profissional, pois está mais acostumado com situações adversas", analisa o diretor de esportes do torneio, Adriano Ponte, o Xexéu.
Programe-se
31ª edição do Torneio Arimateia
Data: todos os dias, até 2/1/2011
Horário: a partir das 14h30
Local: Taguaparque – Pistão Norte, em Taguatinga
Preço: Entrada Franca
Saiba mais
Pão com mortadela
Apesar de estar na 31ª edição, o Torneio Arimateia começou há 39 anos, em torneios não oficiais e com premiação de pães com mortadela e refrigerantes. “O campeão ganhava dois lanches, o vice um e o resto ficava sem nada”, lembra José Arimateia. Após oito anos, o evento começou a contar com apoio da Administração Regional de Taguatinga. Hoje, a premiação não consiste mais em lanches, mas em troféus e medalhas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário