Campeonato Jauense de Futsal 1 Divisão-2 Rodada

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Tradicional, torneio de futsal Arimateia está cada vez mais profissional

Fim de ano é sinônimo de futsal em Taguatinga. O tradicional Torneio Arimateia chega à sua 31ª edição com os mesmos ingredientes que fizeram sucesso nos anos anteriores: confraternização, esporte e lazer. Para tornar a festa ainda mais animada, o evento terá novidades. A estrutura, montada no Taguaparque, foi ampliada para comportar até 20 mil pessoas durante os jogos. Além disso, o público que decidir assistir às partidas não precisará se preocupar com as condições climáticas, já que todos os lugares destinados aos espectadores estarão cobertos.
Organizador do torneio, José de Arimateia posa na quadra do Taguaparque: dançarinas têm a responsabilidade de animar a torcida

Fundador e organizador do torneio, o bancário aposentado José Arimateia, diz que preferiu diminuir o espaço dos camarotes para aumentar o espaço para o público. “Eu quero é o povão”, brinca. “Diminuimos os espaços das autoridades porque o nosso foco é mesmo o público que aprecia o esporte e a festa que vamos fazer.” No ano passado, 48 camarotes eram reservados para autoridades e convidados da organização. Na edição 2010/2011, este número caiu para 12. Assim, a estimativa é de que 150 mil pessoas passem pelo local durante os 15 dias do campeonato. No caso da abertura, da final e dos feriados oficiais, a expectativa é de que 20 mil pessoas compareçam em cada um dos dias.

As primeiras edições do torneio contavam apenas com jogadores amadores, amigos que aproveitavam o torneio e as festas de fim de ano para confraternizar. Apesar da grande estrutura, o espírito do evento não mudou. Mas não são apenas amadores que devem pisar na quadra do Arimateia. Times profissionais da cidade, como o Cresspom e o Peixe, já confirmaram presença. Alguns atletas famosos, como o centroavante Washington, atual campeão brasileiro pelo Fluminense, também são esperados. “Até jogadores de vôlei e de basquete devem aparecer. Essas presenças valorizam e mostram o reconhecimento do trabalho que fizemos até aqui”, afirma Arimateia.

O professor Edson da Silva, popularmente conhecido na história do torneio como tio Chico, é um dos maiores entusiastas da competição. “O Arimateia é a nossa Copa do Mundo”, compara. Além de ser o responsável técnico por quatro equipes de diferentes categorias, tio Chico confessa que não consegue largar as quadras e sempre participa como jogador. “Na verdade, eu não jogo. Eu dou o meu show, eu sou o showman”, ironiza ele.

Leão vira gatinho
Mesmo com a respeitável estrutura, o torneio Arimateia é, em sua essência, um campeonato de rua. O piso da quadra, por exemplo, é o mesmo asfalto das pistas, apenas pintado com as marcações das medidas de uma quadra de futsal. Se chover, por exemplo, a quadra vira um sabão. "Quando chove, leão vira gatinho. Com a quadra molhada, o peladeiro acaba até levando vantagem em relação ao profissional, pois está mais acostumado com situações adversas", analisa o diretor de esportes do torneio, Adriano Ponte, o Xexéu.

Programe-se

31ª edição do Torneio Arimateia
Data: todos os dias, até 2/1/2011
Horário: a partir das 14h30
Local: Taguaparque – Pistão Norte, em Taguatinga
Preço: Entrada Franca

Saiba mais

Pão com mortadela
Apesar de estar na 31ª edição, o Torneio Arimateia começou há 39 anos, em torneios não oficiais e com premiação de pães com mortadela e refrigerantes. “O campeão ganhava dois lanches, o vice um e o resto ficava sem nada”, lembra José Arimateia. Após oito anos, o evento começou a contar com apoio da Administração Regional de Taguatinga. Hoje, a premiação não consiste mais em lanches, mas em troféus e medalhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de Contato:

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco. Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.
Nome*: máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*: máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato): máximo de 100 caracteres
Mensagem*:
Criado por [ Tic@o ]
Seu contato é muito importante para nós! Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

Origem de nossos visitantes

Map IP Address
Powered byIP2Location.com