A criação do futsal ou para os mais antigos futebol de salão, como muitos sabem, é exclusiva nossa, dos brasileiros. Passamos anos liderando as competições internacionais com nossa seleção, mas não havia profissionalismo, tanto que começou um êxodo grande de jogadores para fora do país, em busca de estruturas e salários em dia (qualquer coincidência com o futebol de campo...). O primeiro passo para a reestruturação do Futsal brasileiro foi o fortalecimento da liga interna, proibindo jogadores que estivessem atuando fora do país fossem chamados para a seleção brasileira. Após isto, houve a profissionalização da Liga Futsal que passou a seguir os modelos da NBA e demais esportes americanos. Atualmente para participar da Liga Futsal, é necessário adquirir uma franquia, e cumprir certos requisitos, fazendo assim que inadimplência e outros casos comuns no futebol de campo, passem longe das quadras.
Clubes
Há alguns fatos curiosos neste processo de reestruturação da Liga Futsal, que é sucesso de público e renda, é que não conta com clubes de expressão do cenário futebolístico nacional, provavelmente, devido as exigências da Liga. Outro fato curioso, é que não há praticamente clubes de grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte...
Os Estados que são grandes centros do Futebol nacional, estão representados por clubes do interior, no Rio de Janeiro, há clubes de Petrópolis, Vassouras, Cabo Frio, em Santa Catarina, Joinville, Jaraguá do Sul...
Muitos clubes são patrocinados por empresas locais, o Malwee Futsal situado em Jaraguá do Sul – SC, é patrocinado e leva o nome da empresa que o patrocina, a Malwee fabricante de roupas é situada em jaraguá do Sul e graças a este forte patrocínio, a equipe conseguiu manter o maior craque dos últimos tempos do futsal nacional e mundial, Falcão.
Outro caso interessante, é a equipe do Carlos Barbosa, situado na cidade de mesmo nome no Rio Grande do Sul, é patrocinada pela Tramontina, empresa que emprega praticamente 75% da cidade. Com o forte patrocínio da Tramontina a equipe de Carlos Barbosa, é uma das principais equipes do país.
Há também o caso do Petrópolis/ Poker, equipe situada na cidade Imperial do interior do Estado do Rio de Janeiro, que tem como patrocínio a Poker e uma parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, que disponibiliza seu ginásio entre outras coisas mais para a equipe.
Transmissões
Até ano passado, a Liga era transmitida pelo Sportv, canal por assinatura, para 2009 há negociações bastante avançadas da Liga com a Bandeirantes, para que as paridas passem a ter transmissões ao vivo, é um grande avanço para a Liga.
Espero que um esporte bem mais novo que o nosso tão querido futebol de campo, sirva de modelo de gestão e lucratividade
Sugestões envie um e-mail para o editor:scindependentefjausp@globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário