Campeonato Jauense de Futsal 1 Divisão-2 Rodada

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Paulinho, 24 anos, ex-jogador do Corinthians,em entrevista exclusiva ao Independente Futsal.

de José Antonio
Independente Futsal,Jaú,SP

Paulo de Vasconcellos Netto, nasceu em 03/02/1984, em São Paulo.
Atua como ala/fixo e também desempenha a função de goleiro-linha.
Paulinho iniciou sua carreira nas categorias de base da Portuguesa de Desportos, no início da década de 90.
Passou por vários clubes, onde conquistou títulos importantes no salonismo paulista.
Pelo futebol de campo, atuou como profissional em Minas Gerais e teve experiência no . C. Pforzheim, da Alemanha.
De volta ao futsal, Paulinho passou pela Wimpro, Paulistano e Corinthians, sua última equipe.
Foi convocado para Seleção brasileira Universitária para disputa do Campeonato Mundial na cidade de Koper na Eslovênia no ano de 2008.

Independente Futsal-Como foi seu início no futsal?
Paulinho-Eu comecei aos 8 anos de idade na categoria fraldinha na
Portuguesa de desportos em São paulo, quando meu pai me levou lá para fazer um teste, e fui aprovado,desde então eu sempre joguei futsal, juntamente com o futebol de campo.Depois daí passei por diversos times, como Euroexport,Corinthians,Juventus, retornei a Portuguesa ,e na categoria juvenil joguei na Wimpro.
Em 2002 quando eu estava na wimpro, apareceu uma oportunidade para jogar campo e fazer um teste no Atletico Paranaense,mas não deu certo, mas a partir daí fui tentar minha carreira no futebol de campo, onde profissionalizei em Passos time da
segunda divisão de Minas, e em 2004 fui para alemanha onde fiquei 1 ano por lá,depois voltei no final de 2005 , e em 2006 resolvi me dedicar aos estudos e parar de jogar profissionalmente.Mas aí comecei a jogar campeonatos universitarios de Futsal e vi que o futsal tava no meu sangue, e em 2007 voltei a jogar federado pela Wimpro na categoria principal, depois fui para o Paulistano e em 2008 para o Corinthians.

Independente Futsal-Você estudou até que série na escola?
Paulinho-Eu acabei o segundo grau com 17 anos, depois comecei a fazer curso de educação fisica e jogar futsal ao mesmo tempo, eu consegui conciliar, mas depois fui morar fora e tive que parar a faculdade hoje estou no ultimo ano de administração.

Independente Futsal-Como era quando você jogou no Corinthians
Paulinho-Em 2008 teve uma parceria entre unip/são bernardo com o corinthians ,e como eu era da Unip fui para o Corinthians.No começo foi meio dificil,
pois até todo mundo se conhecer, saber como cada um joga e gosta de jogar demorou um pouco , mas depois fomos nos adaptando e começamos o ano muito bem,onde fomos campeões da Taça São Paulo.O grupo era muito bom ,muito bons jogadores, tinhamos time pra chegar bem mais longe nos outros campeonatos, mas começamos a ter muito problema de contusão,mudanças de jogadores no meio do ano, e não tivemos muita sorte em alguns jogos,fomos também campeões regionais, e campeão do Campeonato Paulista Universitario.
Depois no meio do ano tive a oportunidade de ser convocado para seleção brasileira
universitaria, onde disputamos o campeonato mundial na Eslovenia eu e mais 3 jogadores do Corinthians fomos convocados.

Independente Futsal-E quanto à sua saída do Corinthians, no final de 2008?Acha que foi injustiçado?
Paulinho-Com a parceria(Corinthians/Sao caetano) muitos jogadores ficaram desempregados,e eu fui um deles, e só fiquei sabendo disso nesse ano, um pouco tarde, pois se fosse antes acho que seria mais facil arrumar outro time, acho que se ficasse só Corinthians eu ficaria no elenco, pois fiz 1 bom ano.E penso que o corinthians tem total condição de montar seu proprio time sem precisar fazer parcerias, pois o nome Corinthians é muito forte,mas sai de lá com portas abertas, e agradeço a eles pela a oportunidade, e alem disso continuo com a bolsa de estudos da Unip, que faz parte da parceria.

Independente Futsal-Ainda pensa em vestir a camisa do Corinthians? Acha que ainda teria espaço no clube?
Paulinho-Eu penso em estar bem profissionalmente e no Corinthians eu fui feliz, foi muito bom vestir essa camisa, e muito legal a paixão dos torcedores que sempre compareciam nos jogos, e acho que eu teria espaço sim pois sempre fui um profissional dedicado e sempre dei meu maximo nos jogos.

Independente Futsal-Quem você considera hoje o melhor jogador de futsal do Brasil?
Paulinho-No Brasil tem excelentes jogadores, mas um que gosto muito de ver jogar é o Lenisio,o Schumacher também gosto muito e o Falcão é o showman, e graças a ele o futsal está bem mais divulgado no Brasil e no mundo.

Independente Futsal-Você também jogou C. Pforzheim, da Alemanha.Como foi essa experiência no futebol europeu?
Paulinho-No começo confesso que quase voltei para o Brasil, pois fui pra lá com 20 anos, não conhecia ninguem e não sabia falar nenhuma palavra em alemão, mas com o passar do tempo fui me adaptando não só ao país como também ao futebol alemão que é muito diferente do Brasil, um futebol muito mais tatico e muito mais força que aqui,mas foi uma experiencia muito boa, pois a europa é tudo organizado, todo mundo educado, muito limpa e um dia pretendo voltar pra europa pra morar e jogar futsal,apesar de eu as vezes tem que converssar comigo mesmo no espelho (Risos), pois ficava muito sozinho lá, e não ter sido o que eu pensava profissionalmente, mas valeu como experiencia de vida.

Independente Futsal-Com qual jogador atual você mais se identifica? E com qual jogador das antigas você tinha vontade de atuar ao lado?
Paulinho-Como eu sou um jogador defensivo e com chute forte, me identifico me espelho no Schumacher, com relação ao jogador das antigas, vou falar de 1 que parou faz pouco tempo e seria um previlegio atuar ao lado do Manuel Tobias, pois falavam que ele era um profissional muito dedicado e muito parceiro.

Independente Futsal-Por voce ter jogado futebol e futsal,como voce se indentificou com o futsal?
Paulinho-Sempre joguei desde pequeno futebol e futsal ao mesmo tempo, mas na ilusão de ser jogador de futebol optei pelo futebol de campo num momento crucial, pois era o momento que tinha que escolher 1 ou outro, mas no futsal sempre tive mais alegria, td sempre foi mais facil pra mim, e hoje eu vi que o futsal está na veia, e que me identifico muito,no mundo do futsal todo mundo se conhece , tenho muitos amigos , é um mundo totalmente diferente do futebol, onde tem muita gente mal intencionada, onde acho que no futsal não tem.

Independente Futsal-Fale um pouco de voce,como é seu estilo de jogo,quais suas principais caracteristicas.
Paulinho-Sou um jogador mais defensivo, sou bom marcador, tenho muita garra, tenho um chute bem forte no pé direito e as vezes arrisco algumas jogadas individuais,e atuo também como goleiro linha, mas ainda estou aprendendo e me readaptando ao futsal , pois ainda tenho alguns vicios do futebol de campo

Independente Futsal-O que planeja agora para a carreira?
Paulinho-Nesse ano eu planejo jogar futsal e acabar meus estudos, quero fazer um excelente ano num time competitivo, e almejo disputar a liga nacional que é a maior vitrine do futsal mundial.

Independente Futsal-E com relação à seleção brasileira, quais são suas perspectivas?
Paulinho-Eu tenho que dar um passo de cada vez, não adianta agora eu pensar em seleção, se eu não estiver em umas das principais equipes do futsal brasileiro, então primeiro eu penso em atuar bem esse ano, pra quem sabe no outro atuar em algum time de liga e daí pra frente pensar em seleção.Mas é um sonho que tenho e que vou sempre correr atras e estou batalhando pra isso.

Independente Futsal-Como você vê sua condição atualmente? Você já está rendendo tudo que pode?
Paulinho-Eu evoluí muito ano passado, mas sei que posso render muito mais, tenho muito a aprender e com muito treinamento e muita força de vontade vou conseguir meu espaço cada vez mais.

Independente Futsal-Qual foi o melhor momento da sua carreira?
Paulinho-Meu melhor momento foi ano passado, pois voltei a jogar futsal em 2007 e eu estava me readaptando ao futsal, e ano passado pude aprender muito e evoluir muito também, mas sei que vou evoluir muito mais.

Independente Futsal-O que voce acha da parceria entre Corinthians e Sao Caetano?
Paulinho-É uma parceria que mexeu muito com o futsal paulista, pois agora eles estão com dinheiro para montar um excelente time, mas como já disse , acho que os dois tem nome o suficiente pra montarem seus proprios times, tomara que a moda não pegue de juntar dois times, senão cada vez mais teremos menos times no país.

Independente Futsal-O que você costuma fazer nas hora vagas?
Paulinho-Olha eu gosto muito de esportes, costumo jogar tenis, frequentar academia, mas também gosto muito de ler e estar em casa com minha familia e minha namorada.

Independente Futsal-E você já pensa no que vai fazer quando o momento de encerrar a carreira chegar?
Paulinho-Espero encerrar bem minha carreira, juntar um dinheiro e montar alguma coisa pra mim, e estudar e prestar um concurso publico.

Independente Futsal-O que voce achou da entrevista.
Paulinho-Agradeço muito pela entrevista e sou muito grato pelo trabalho que voces fazem pelo futsal, pois se não fosse por voces da mídia o futsal não estaria onde está.

Sugestões envie um e-mail para o editor:scindependentefjausp@globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de Contato:

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco. Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.
Nome*: máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*: máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato): máximo de 100 caracteres
Mensagem*:
Criado por [ Tic@o ]
Seu contato é muito importante para nós! Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

Origem de nossos visitantes

Map IP Address
Powered byIP2Location.com