Campeonato Jauense de Futsal 1 Divisão-2 Rodada

sábado, 26 de dezembro de 2009

Futebol:Palmeirenses encontram, por acaso, relíquia da Copa Rio de 1951

Em 2009, o futebol do Palmeiras não conseguiu acrescentar uma taça à rica sala de troféus do clube. Mas o local ganhou este ano uma peça importante na história alviverde: a bola do jogo que deu ao clube a sua conquista mais significativa, na opinião de grande parte dos palmeirenses: a Copa de 1951, ganha após o empate por 2 a 2 com o Juventus (Itália), em 22 de julho, no Maracanã. Título reivindicado pelo clube como de campeão mundial. Hoje, a bola repousa ao lado da Copa Rio no salão de troféus da sede do clube, no Palestra Itália. Mas ela esteve durante muito tempo esquecida em um depósito no local. E foi encontrada por acaso.
Quem a descobriu, meio sem querer, foi o zelador da sala, junto de outras três antigas (uma de vôlei, outra de futebol de salão e uma terceira de futebol).
- Tem umas bolas aqui no depósito embaixo do (troféu Ramon de) Carranza. Que fim dou nelas? – indagou.
Ainda bem que ele perguntou antes de tomar uma atitude.
A marrom, de capotão, com alguns carimbos, chamou a atenção de alguns sócios do clube, interessados pela história da agremiação.
A marca (Superball), o carimbo da CBD, o nome do presidente palmeirense na época (Mario Fruguelli) e uma dedicatória parcialmente ilegível da Rádio Mauá, uma emissora do Rio, despertaram a possibilidade: será que foi a ‘redonda’ da final da Copa Rio?
A desconfiança virou praticamente uma certeza com uma perícia. Os especilistas verificaram que a inscrição da rádio era uma saudação ao Palmeiras “pela conquista do Campeonato Mundial de 51″.
Após a investigação, o pesquisador José Ezequiel, um dos responsáveis pela descoberta, encontrou uma foto que mostrava o juiz da partida contra o Juventus, Gabriel Tordjan, entregando a bola do apito final ao presidente palmeirense.
A bola ficou durante anos ficou na casa de Mario Fruguelli, até ser entregue ao clube por familiares do dirigente.
Não se sabe como ela foi parar em um depósito. Mas hoje, tem o local de destaque merecido.

INDEPENDENTEFUTSAL.COM
São Paulo,Capital

Fale com o editor:independentefutsal@globomail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de Contato:

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco. Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.
Nome*: máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*: máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato): máximo de 100 caracteres
Mensagem*:
Criado por [ Tic@o ]
Seu contato é muito importante para nós! Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

Origem de nossos visitantes

Map IP Address
Powered byIP2Location.com