Campeonato Jauense de Futsal 1 Divisão-2 Rodada

sábado, 15 de agosto de 2009

Parabéns Jaú


Conhecido nacionalmente como a “Capital do Calçado Feminino”,Jaú-SP comemora hoje 156 anos de fundação. Com uma economia movimentada pela indústria calçadista e pela agroindústria canavieira, a cidade também conta com a vantagem de poder explorar os benefícios da Hidrovia Tietê-Paraná.

A preocupação com a preservação do patrimônio histórico local, formado por casarões e construções, algumas datadas do século passado, também merece ser destacada. Bens de relevante importância para a história nacional, como o hidroavião Jaú, já foram tombados pelo município. Outros prédios, como o Jaú Clube, a Santa Casa, a Delegacia Seccional e uma Capela, estão em processo de tombamento.

Na área da saúde, Jaú se destaca por abrigar o Hospital Amaral Carvalho, referência nacional no tratamento de pacientes com câncer, além da Associação Hospitalar Thereza Perlatti, que realiza o acompanhamento e o tratamento terapêutico de pessoas com distúrbios neurológicos e psiquiátricos.

A conquista mais recente anunciada pela prefeitura será a instalação, amanhã, na sede da Estação Ferroviária, da Fundação Academia Jauense de Letras, formada por 17 cadeiras. O espaço reunirá pessoas, chamadas de acadêmicos, para discutir questões relacionadas à literatura e à poesia.

Hoje, a partir das 8h, na rua Rui Barbosa, sentido rua Major Prado, no Centro, local conhecido como jardim de Baixo, está prevista a realização de um desfile cívico comemorativo aos 156 anos de Jaú. O evento contará com tropas especiais do 13.º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Pirassununga, três tanques de guerra e um jipe Land Rover, além de 20 homens do Batalhão Antiterrorismo do Exército.

Às 12h, ocorre a abertura da Copa Record de Futsal, no Ginásio Flávio de Mello. Às 13h, a prefeitura irá reativar o Kartódromo municipal. Na seqüência, será realizada a 2ª Etapa do Campeonato GP Champion (Kart e Moto). As provas prosseguem no domingo, a partir das 13h. Às 20h, no Jaú Shopping, será dado início ao 45º Salão Jauense Internacional de Arte Fotográfica.

Durante todo o dia de hoje, também será dada seqüência à ExpoJaú 2009. Às 9h, será realizada a exposição e julgamento de eqüinos da raça Mangalarga. Às 12h, no restaurante do recinto de exposições, será realizada a 1ª Queima do Alho. A festividade oficial do aniversário de Jaú terá início às 15h, com o Encontro Regional de Capoeira. Em seguida, haverá o chamado test-drive nos eqüinos do 66º Leilão Oficial da raça Mangalarga, que será realizado às 20h, juntamente com a grande final do Rodeio Profissional. A festa de aniversário de Jaú será encerrada às 23h, com show da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

As atrações prosseguem no domingo, a partir das 9h, com a exposição e a realização de provas com eqüinos da raça Mangalarga. Às 10h, no Parque do rio Jaú, será dado seqüência ao Encontro Regional de Capoeira. Às 20h, no recinto de exposições da ExpoJaú, haverá show com os finalistas do Festival Caipira (Orquestra de Violeiros de Itapuí) e Show de Catira, com catireiros de Dois Córregos e Torrinha. O encerramento da festa ocorre às 22h, com show da dupla sertaneja Guilherme e Santiago.




Saiba mais da história da cidade
Fundação/aniversário: 15 de Agosto de 1853 (155 anos)
Os bandeirantes que seguiam pelo rio Tietê, pescavam um peixe chamado Jaú, na foz de um ribeirão. O local, desde então, ficou conhecido como Barra do Ribeirão do Jaú. A fundação data de 15 de agosto de 1853, quando alguns moradores da região decidiram organizar uma comissão que tratava da fundação do povoado. Depois de vários estudos, ficou decidido em uma reunião realizada na residência de Lúcio de Arruda Leme (localizada onde hoje se encontram as ruas Edgard Ferraz e Amaral Gurgel) que seria erguido um povoado na área de 40 alqueires, doados em partes iguais por Francisco Gomes Botão e tenente Manoel Joaquim Lopes. Estas terras eram aquelas compreendidas entre a margem esquerda do rio Jaú e a do Córrego da Figueira. Em 8 de abril de 1857, a lei nº 25 incorporou os Bairros de Tietê, Curralinho e Jacareí. A lei nº 11 de 24 de março de 1859 elevou a capela do Jaú no município de Brotas, à freguesia, a qual por sua vez foi elevada à vila pela lei nº 60 de 23 de abril de 1866 e por fim à cidade com a lei nº 6 de 6 de fevereiro de 1889.
A cidade ganhou grande importância durante o ciclo do café, sendo que de 1870 a 1914 Jaú foi um dos maiores centros produtores de café do Estado de São Paulo e do Brasil. Com essa rápida evolução econômica a população aumentou e em 1900, a população totalizava cerca de 36.000 habitantes, com um aumento de 7,5%, tornando-se o oitavo município mais populoso do Estado de São Paulo, e a quinta maior comarca.
Devido à necessidade de escoar a produção de café para a exportação, em 1907 a Companhia Paulista de Estradas de Ferro chegou à cidade. O município de Jaú, o mais rico e maior produtor de café da Zona da Paulista, ocupava o primeiro lugar nas estações da Companhia, tornando-se o centro produtor que mais exportava café em todo o mundo.

Arquitetura
Através das construções pode-se ver a memória, a importância e a história do município.
A cidade apresenta mais de 400 prédios históricos edificados durante os áureos anos do café. Essas belas edificações centenárias encontram-se distribuídas principalmente pelo centro da cidade.
A que mais impressiona é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, sendo a quarta edificação da igreja, o atual prédio, vazado no estilo neogótico alemão, inaugurado em 1901 possui grandes dimensões e uma beleza de tirar o fôlego. O templo é decorado internamente por diversas pinturas e possui vitrais e um órgão importados da Alemanha, telhas importadas da França, piso hidráulico, um carrilhão de belos cinco sinos, além de inúmeras obras de arte em madeira e mármore.
A antiga estação ferroviária encontra-se restaurada sendo a última de três, já que as outras estações infelizmente foram demolidas.
Merecem destaque também: O primeiro grupo escolar de Jaú "Dr. Pádua Salles" sendo Euclides da Cunha o responsável pelo projeto; O Mercado Municipal; O edifício da atual Delegacia Regional de Ensino; O prédio da Delegacia Seccional de Jaú; O grupo escolar "Major Prado"; As partes antigas dos hospitais Amaral Carvalho e Santa Casa de Misericórdia e os edifícios dos extintos bancos "Francês-Italiano" e "Melhoramentos do Jahú".
A arquitetura moderna também se faz presente em Jaú, representada principalmente pela estação rodoviária e pela prefeitura municipal, sendo que o projeto de ambas foi de autoria do renomado arquiteto Vilanova Artigas.

Geografia
Possui uma área de 688,337 km².
Altitude: 541 m
O Município é banhado pelo rio Tietê e seus afluentes Rio Ave Maria e Rio Jaú, e beneficia-se da hidrovia Tietê-Paraná através do transporte intermodal hidroferrorrodoviário.
Solo: excelente para atividades agrícolas, a terra predominante no município é de latosol roxo, com textura argilosa e muito profunda.
Precipitação pluviométrica anual: entre 1.200 mm e 1.400 mm
Temperatura: 18°C e 22°C.

Clima
Média anual:22,8°C
Mês mais quente janeiro:24,6°C
Mês mais frio julho:17,1°C
Máxima absoluta:39,7°C
Mínima absoluta:0,3°C

Demografia

Igreja Matriz.
Dados do Censo - 2000

Etnias
Cor/Raça
Percentagem
Branca
91,1%
Negra
2,2%
Parda
5,7%
Amarela
0,4%
Fonte: Censo 2000
População Total: 112.042
Urbana: 107.808
Rural: 4.234
Homens: 55.392
Mulheres: 56.650
Densidade demográfica (hab./km²): 156,00
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,50
Expectativa de vida (anos): 73,74
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,21
Taxa de Alfabetização: 92,58%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,819
IDH-M Renda: 0,774
IDH-M Longevidade: 0,812
IDH-M Educação: 0,872
(Fonte: IPEADATA)

Localização
Shopping do calçado (temático).
Jaú localiza-se na região central do Estado, a 296 km da capital.

Hidrografia
Rio Ave Maria
Rio Jaú
Rio Tietê
Rio Jacaré

Rodovias
SP-225, que liga a Brotas, Itirapina, (Rodovia Washington Luís); Bauru e Marília.
SP-251, que liga a São Manuel.
SP-255, que liga a Bocaina, São Carlos (SP-215), Araraquara; Barra Bonita e São Manuel.
SP-304, que liga a Bariri e Santa Maria da Serra.

Aeroporto
O município possui um aeroporto pertencente ao grupo Camargo Corrêa.

Economia
Principais atividades econômicas:
Indústria calçadista e agroindústria canavieira (açúcar e álcool);
O setor industrial é diversificado sendo representado também por indústrias de transformação, metal-mecânica, alimentícias e de celulose.
A Agricultura é desenvolvida principalmente pela alta fertilidade do solo tipo Latosol roxo: cana-de-açúcar, café, frutas e algodão.
A atividade comercial também é influente na economia jauense, com destaque para os quatro shoppings da cidade.
A prefeitura do município também oferece diversos benefícios para as indústrias que desejam se instalar na cidade.

Infraestrutura
99% das ruas são pavimentadas e iluminadas;
100% das residências abastecem-se com água tratada;
99% das residências têm o esgoto coletado, e cerca de 80% são tratados.

Educação
A cidade conta com a Faculdade de Tecnologia de Jaú (FATEC).
Funcionam em Jaú também as Faculdades Integradas de Jaú e a Faculdade Jauense.
No município há também grande número de cursos técnicos e profissionalizantes, sendo referência nessa área. As principais escolas são o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC),o IBEM (Instituto Bezerra de Menezes),a ETEC Joaquim Ferreira do Amaral (Escola Industrial - administrada pelo Centro Paula Souza e governo do estado) e a ETE "Prof. Urias Ferreira" (Colégio Agrícola - também administrado pelo Centro Paula Souza e governo do estado).
A cidade espera ansiosamente em receber mais instituições de ensino superior e de curso técnicos. Estuda-se a possibilidade da instalação de uma extensão da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós), pertencente à USP.

Esporte
O município é sede do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú, também conhecido como Galo da Comarca, sendo considerado uma das equipes mais tradicionais do futebol do interior paulista. Seu estádio é o Zezinho Magalhães (Jauzão), com capacidade para abrigar, comodamente, 20 mil espectadores. O clube já participou da série A-1 do Campeonato Paulista em 1951 e em 1976. Atualmente disputa a Série A3 (Terceira Divisão) do torneio. As cores que utiliza são o verde e o amarelo.

Saúde
A cidade conta com excelentes instituições na área da saúde com destaque para o Hospital Amaral Carvalho, referência nacional em oncologia e considerado o melhor hospital nessa área no Estado de São Paulo.
Atuam também em Jaú a Santa Casa de Misericórdia, a Associação Hospitalar Thereza Perlati, o Hospital São Judas Tadeu e o Hospital da Unimed.
Jaú também merece destaque pela quantidade de clínicas médicas.

Jauenses famosos
Bento Prado
Hilda Hilst
João de Sousa Ferraz
João Ribeiro de Barros
Jonas Eduardo Américo, o Edú, do Santos F.C. e da Seleção Brasileira
Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques - Arcebispo de Fortaleza/CE
José Augusto Minarelli
Kleber Mazziero
Luciana Vendramini
Antonio Waldomiro de Oliveira
Coriolano Rodrigues (Criolando)
Maria Dezonne Pacheco Fernandes
Niède Guidon
Sebastião Camargo
Mário Gobbi Filho

Administração
Prefeito: Osvaldo Franceschi Junior (PV)(2009/2012)
Vice-prefeito: João Brandão (PTB)
Presidente da câmara: Paulo de Tarso Nuñes Chiode (PV) (2009/2010)


Igreja Católica
O município pertence à Diocese de São Carlos. É sede da região episcopal 04* e possui as seguintes paróquias:
Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (criada em 15 de agosto de 1853 por Dom Antônio Joaquim de Mello)
Matriz de São Sebastião (criada em 11 de novembro de 1935 por Dom Gastão Liberal Pinto)
Matriz de Nossa Senhora Aparecida (criada em 12 de outubro de 1968 por Dom Ruy Serra)
Matriz de São Benedito (criada em 19 de março de 1972 por Dom Constantino Amstalden)
Matriz de Nossa Senhora Auxiliadora (criada em 23 de maio de 1995 por Dom Constantino Amstalden)
Matriz de São Judas Tadeu (criada em 1 de setembro de 1997 por Dom Joviano de Lima Júnior)
Matriz de Nossa Senhora de Fátima (criada em 7 de dezembro de 2007 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Matriz de São João Batista (criada por Dom Sérgio Machado)
Matriz de São Pedro e São Paulo (criada em 2009 por Dom Paulo Sérgio Machado)
Matriz de Santa Cruz (Distrito de Potunduva) (criada em 20 de maio de 1936 por Dom Gastão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de Contato:

Preencha os campos abaixo para entrar em contato conosco. Não esqueça de seu e-mail para respondermos, se for necessário. Os campos marcados com "*" são obrigatórios.
Nome*: máximo de 50 caracteres
E-mail para contato*: máximo de 200 caracteres
Assunto (motivo do contato): máximo de 100 caracteres
Mensagem*:
Criado por [ Tic@o ]
Seu contato é muito importante para nós! Agora, basta clicar em "ENVIAR" para recebermos sua mensagem.

Origem de nossos visitantes

Map IP Address
Powered byIP2Location.com