A Copa Federação Paulista foi criada pela federação de futebol do Estado para evitar que os clubes com melhor colocação nas três séries do Paulistão (A-1, A-2 e A-3) não permaneçam sem atividades no segundo semestre. Neste período do ano, geralmente ocorre a disputa do Campeonato Brasileiro, que não dá acesso à grande maioria dos clubes do País.
Além da vantagem de os times permanecerem ativos no segundo semestre, com a possibilidade de obter renda e patrocínio, a Copa Federação Paulista também garante uma vaga para a Copa do Brasil. O torneio ganhou credibilidade na última década porque é o único que reúne os maiores clubes do Brasil e também os de menor tradição.
A disputa da Copa do Brasil também se tornou importante porque permite que o vencedor dispute a Copa Libertadores da América no ano seguinte.
Os dirigentes do XV de Jaú estão otimistas com a possibilidade de a equipe ficar em atividade no segundo semestre. Esta semana, o presidente do Galo, José Antonio Construtor de Oliveira, comentou sua preocupação com a falta de jogos para o time principal do Galo, a partir de junho.
“A gente tem interesse em disputar a Copa Federação no segundo semestre. Inclusive pensamos em manter o treinador Carlos Rossi no comando do time. Dessa forma, vamos manter a equipe em atividade e ao mesmo tempo preparamos o grupo para o Campeonato Paulista de 2011, que tenho certeza vamos estar na Série A-2. Mas prefiro ir primeiro por etapas. Vamos agora nos concentrar para disputar a segunda fase da A-3 e depois sentar e conversar com os diretores”, fala Construtor.
Custos
O presidente do XV está preocupado com o custo para manter o time em atividade na segunda metade do ano. Apesar de haver a possibilidade de obter arrecadações extras com verbas publicitárias e também bilheterias, as despesas para pagamento de atletas e da comissão técnica, que terá de ser mantida, são significativas, de acordo com Construtor.
“Temos esse objetivo (de jogar a Copa Federação), mas tudo tem custo. Acredito que com a parceria de empresá-rios e apoio dos patrocinadores o XV terá condições de disputar esse campeonato e permanecer o ano todo em atividade”, declara.
Ontem, no Estádio Zezinho Magalhães, diretores do Galo comentavam que se for confirmada a participação no campeonato, a intenção é não participar do Paulista Sub-20. Os jogadores do time de novos, formados pelo clube, seriam então inscritos junto com os profissionais. É uma forma de prepará-los para a participação no Paulista de 2011 e de destacar o futebol dos garotos do time.
Por Paulo Roberto Cruz
independentefutsal.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário